Projeto de mobilidade elétrica coordenado pela Norte Energia completa 1 ano

Data de Publicação: 11/12/2020 17:17

Há um ano, a Norte Energia - em parceria com Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), e as empresas ABB e BYD Energy do Brasil Ltda - apresentava um projeto inovador na área de mobilidade elétrica na Chamada de Projeto Estratégico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão integrado para múltiplos modais, o projeto busca desenvolver o mercado de eletromobilidade de modo eficiente e sustentável, e servirá de suporte para implementação de modelos de negócio na região.

Dentre os produtos que integram este sistema apoiado pela Norte Energia estão ônibus elétricos (rodoviário e urbano), entregues à universidade para uso como circular interno no Campus Guamá, em Belém, e entre os campi Guamá e Castanhal – criando o primeiro “corredor verde” do Pará. A bateria dos ônibus é carregada no período da noite, em estações de recargas com eletropostos instaladas nos campi Guama e Castanhal.

O projeto ainda contará com barcos elétricos equipados com painéis fotovoltaicos e um sistema elétrico capaz de garantir à embarcação uma autonomia de até seis horas. Um deles será um “Catamarã Solar”, com capacidade de receber até 20 passageiros e portar baterias que possam ser carregadas pelas placas fotovoltaicas instaladas neste transporte.

Edifício Zero Energy

A chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018 da ANEEL também buscou incentivar a criação de base tecnológicas para fortalecer o setor energético. Desta forma, o projeto apresentado pela Norte Energia e UFPA também contempla a construção de um sistema fotovoltaico no edifício Mirante do Rio, localizado no bloco de ensino da UFPA, para atender parte da demanda de energia do prédio, buscando autossuficiência ao configurá-lo como um Edifício Zero Energy.

O edifício Mirante do Rio obteve sua avaliação quanto a eficiência do sistema de iluminação para recebimento do selo Procel Edifica e atualmente encontra-se na fase de montagem de estruturas metálicas, painéis fotovoltaicos e instalações elétricas.