Cursos do projeto Belo Monte Comunidade fomentam mercado de trabalho em Altamira

Data de Publicação: 22/10/2021 11:00

Os 150 participantes dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, foram certificados em solenidade de formatura, realizada na tarde desta quinta-feira (21). Dentre eles, estão moradores dos bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim, em Altamira.

A iniciativa faz parte do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, e conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai), que ministra as aulas.

Os cursos, que iniciaram em agosto e foram concluídos recentemente, tiveram dois meses de duração e contemplaram as áreas de Mecânica de Motocicletas e de Motor de Embarcações, Panificação, Costura Industrial e Processamento de Frutas. Durante as aulas, todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram seguidas.

Para Julindra de Freitas, moradora do bairro Laranjeiras e participante do curso de Panificação, o curso será fundamental para a sua inserção no mercado de trabalho. “Eu ainda não havia tido a oportunidade e agora passei dois meses aprendendo desde as características do grão do trigo, como ele é moído, até a produção. Fabricamos pão baguette, pão de batata e croissants, de massa folhada. O que fica marcado na nossa mente é o conhecimento, o vínculo e amizade, além da qualificação para abrir portas”, comenta.

Única mulher no curso de Mecânica de Motor de Embarcações, Vanda Ribeiro da Silva é pescadora, e conta porque se inscreveu no curso. “Eu sou filha de pescador, trabalho na área da pesca, nasci e me criei no interior. Resolvi fazer o curso para eu mesma cuidar dos meus motores. De repente a gente encontra um amigo no ‘prego’ no meio do rio e eu posso ajudá-lo ou até mesmo cobrar pelo meu serviço. É uma fonte de renda e economia também, já que não vou gastar mais com manutenção”, afirmou.

De acordo com a gerente de Comunicação da Norte Energia, Fernanda Mayrink, a iniciativa do Projeto Belo Monte Comunidade abre portas do mercado de trabalho aos participantes dos cursos. “A Norte Energia tem uma grande alegria porque, através do seu projeto de responsabilidade social, o Belo Monte Comunidade, estamos realizando sonhos. Abre-se uma oportunidade para profissionalização e geração de renda. Esse projeto está dando certo porque foi uma construção conjunta com todas as comunidades. Todos os cursos foram escolhidos junto com a população”, declara.