De bem com a natureza

Data de Publicação: 15/09/2018



O município de Brasil Novo fica às margens da Rodovia Transamazônica e esconde maravilhas naturais, que só se apresentam a quem está disposto a desbravar a natureza. Cavernas, lagos, cachoeiras e formações rochosas dão o tom dessa aventura. A caverna de Planaltina, conhecida como a maior em arenito no país, com 1.500 metros de galerias e túneis, chama a atenção dos apaixonados pelo ecoturismo.

Além da caverna, uma queda d'água transparente, de cerca de 30 metros de altura, um lago e duas piscinas naturais completam o cenário cinematográfico, bastante procurado por praticantes de esportes radicais, como o rapel. É um passeio imperdível para quem gosta de ar puro e de contemplar a natureza.

A caverna fica a 10 quilômetros do centro de Brasil Novo. Para chegar lá, é preciso seguir pela estrada vicinal 15, que parte da Transamazônica. Saindo de Altamira, o trajeto tem aproximadamente 50 quilômetros e a viagem dura cerca de 45 minutos. Para ter acesso ao local, o visitante tem que pagar taxa de R$ 15. Toda a renda é revertida para a manutenção do espaço.

A Cachoeira do Iriri é outra atração imperdível da região do Médio Xingu. O acesso também é pela Rodovia Transamazônica, seguindo pela estrada vicinal 14, que é de terra, num percurso de 25 quilômetros, a partir da área urbana do município. Outra atração são as praias do Rio Xingu, próprias para quem pratica pesca esportiva ou quer apenas relaxar num local onde a natureza oferece muitas opções de lazer.

BELO MONTE E BRASIL NOVO 
Brasil Novo integra o Grupo de Trabalho (GT) de Turismo, que conta com o apoio da Norte Energia para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao turismo na região por meio do Projeto de Reestruturação das Atividades Produtivas de Turismo e Lazer desenvolvido pela UHE Belo Monte.  

Entre os resultados desse trabalho está o portal visitxingu.tur.br, um novo canal com dicas de hotéis, restaurantes, pontos turísticos e rotas de visitação em todo o Médio Xingu.
 

Download