Livro “Natureza no Xingu” apresenta plantas bioindicadoras da qualidade ambiental da região da Usina Hidrelétrica Belo Monte

Data de Publicação: 23/06/2021 14:56

A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lança nesta semana o livro “Natureza no Xingu – Plantas de Corredeiras”, obra que reúne o conhecimento acumulado em 10 anos pelo projeto de monitoramento de flora realizado pela empresa na região do empreendimento. A publicação apresenta as plantas da família Podostemaceae, ainda desconhecidas pela maioria da população, mas com grande importância ecológica para a Amazônia.

O livro convida o leitor a uma “viagem” ao longo do rio Xingu, que possui áreas com diversas formações geológicas onde crescem as plantas aquáticas com características especiais e únicas na região paraense. “Além de sua beleza, as Podostemaceae também são consideradas bioindicadoras. Isto é, sua presença confirma a qualidade ambiental de um local”, explica o gerente de Monitoramento Socioambiental da Norte Energia, Bruno Bahiana.

Ao longo da publicação, são apresentadas as plantas existentes na região do Usina Hidrelétrica Belo Monte e sua relação com o funcionamento dos ecossistemas aquáticos na Amazônia. O livro também conta detalhes do rio Xingu e sua diversidade, ecologia e reprodução da flora do local. 

A publicação, que tem a autoria dos biólogos Tadeu José Guerra, Anderson Santos de Mello, Aldaléa Sprada Tavares, Fernando Alves Ferreira e Thiago dos Santos Coser, está disponível em: https://bit.ly/3qxs2Fb.