Moradores da Volta Grande do Xingu receberão ações do Belo Monte Comunidade

Data de Publicação: 16/11/2021 10:15

Moradores da região da Volta Grande do Xingu receberão ações de cidadania, educação ambiental, arte, cultura, esporte e geração de trabalho e renda por meio do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira (11) e tem como objetivo promover oportunidades que contribuam com a qualidade de vida da população local.

A solenidade de lançamento foi realizada no município de Anapu, no sudoeste do Pará, e contou com a presença de líderes comunitários, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto. A representante da localidade Belo Monte, Rute Cardoso, acompanhou a apresentação das atividades que poderão ser desenvolvidas e elogiou a iniciativa da Norte Energia. “Eu achei de extrema importância que esse projeto tenha vindo para as comunidades. A minha localidade é grande e as famílias precisam de projetos desenvolvidos em parceria com a empresa”, comentou.

Quem também acompanhou a apresentação do projeto foi o representante da localidade da Ressaca, Francisco Pereira da Silva, que falou da expectativa sobre a chegada das ações. “Eu acho que a empresa tem feito muito para agradar a gente e fico bastante satisfeito. Temos vários projetos que direcionamos à empresa, principalmente a de adquirir renda para beneficiar as comunidades. Estou otimista com a chegada do Belo Monte Comunidade”, destaca.

Durante o lançamento, foi apresentada a nova embaixadora do projeto, a cantora Joelma Kláudia, natural da Ilha da Fazenda. “Chegou a vez da Volta Grande do Xingu e para nós é uma grande alegria entrar nesse projeto de responsabilidade social, que olha para a gente da região. É uma delícia estar aqui enquanto mulher, preta e voltar para minha comunidade como representante dela”, disse.

A artista vem somar esforços com o outro embaixador do projeto, o velejador Lars Grael - campeão mundial e medalhista olímpico – que participa das atividades na região da Usina Belo Monte desde 2019. “As lideranças demonstraram um otimismo muito grande e havia a expectativa para a implantação dessas ações. Agora chegamos definitivamente, apresentando os eixos desse programa e parcerias, com ações que geram oportunidades e mudam a vida de pessoas”, destacou.

A chegada do projeto na Volta Grande do Xingu é estratégica para as ações de responsabilidade social da Norte Energia. “Foi um evento de pactuação das ações que serão desenvolvidas, com forte participação dos líderes comunitários. Vale destacar que essas ações só têm efetividade quando são construídas em conjunto com a comunidade, então não é ter apenas um ‘olhar’, mas também uma escuta ativa. Ouvir os anseios das pessoas, pois são elas que sabem o que de fato precisam”, declarou a gerente de Comunicação da Norte Energia, Fernanda Mayrink.

Sobre o Projeto 
O projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade, criado em 2019, tem por objetivo contribuir com a qualidade de vida dos moradores por meio de atividades de cidadania, geração de renda, saúde e lazer. Dentre as atividades está o Futebol Social, que oferece aulas de futebol gratuitas para jovens e crianças.

A iniciativa também oferta cursos profissionalizantes. As atividades do projeto foram retomadas gradualmente em Altamira em julho de 2021, atendendo as medidas de segurança sanitárias como distanciamento social, utilização de máscaras e álcool 70%.