Municípios do Médio Xingu recebem veículos da Norte Energia para enfrentamento à malária na região

Data de Publicação: 20/12/2021 09:47

Os municípios de Altamira, Senador José Porfírio e Brasil Novo, além do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira, receberam, nesta semana, caminhonetes e motocicletas que vão fortalecer o enfrentamento à malária em comunidades ribeirinhas e indígenas do Médio Xingu, no sudoeste do Pará. Os veículos foram adquiridos pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, por meio de saldo orçamentário do Plano de Ação para Controle da Malária (PACM), encerrado no mês de janeiro deste ano.

O município de Senador José Porfírio recebeu duas motos e uma caminhonete; Altamira uma caminhonete; Brasil Novo uma moto e DSEI Altamira duas caminhonetes e uma moto. O prefeito de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi, celebrou a parceria com a Norte Energia. “Os veículos vieram no momento certo, pois vão ajudar muito nossas equipes no enfrentamento à doença e no fortalecimento das nossas ações junto à população”, declarou.

“Essa caminhonete vai dar um suporte importante, pois reforça a infraestrutura e, consequentemente, nossa atuação no combate à malária na cidade e nas comunidades que atendemos”, destacou a secretária de saúde de Altamira, Tatiana Galvão.

“É um programa que veio para somar, fazer com que os municípios se fortaleçam e que consigamos, juntos, alcançar indicadores ainda melhores, reduzindo o número de infectados pela doença e atendendo a população com mais qualidade”, disse a diretora da Divisão de Endemias do 10º Centro Regional de Saúde da SESPA, Laís Alves.

Para a especialista socioambiental da Norte Energia, Gecilda Lima, as entregas são resultado da boa articulação entre o empreendedor e as secretarias municipais para a gestão dos recursos do programa. “Em conjunto entendemos que os recursos poderiam ser revertidos na reestruturação das áreas de endemias e no fortalecimento de ações necessárias ao controle da malária na nossa região, dando continuidade ao trabalho que os municípios já executam com o apoio do PACM”, destacou.