Norte Energia apresenta Xingu+ a representantes dos municípios da Volta Grande do Xingu

Data de Publicação: 05/03/2021 10:00

Representantes dos municípios cujos territórios se estendem até a Volta Grande do Xingu participaram nesta quinta-feira, 04/03, de reunião com a Norte Energia sobre o Plano de Ação Xingu+, que será desenvolvido na região nos próximos três anos. A Norte Energia é a concessionária do uso de bem público para a geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica Belo Monte.

A reunião teve como objetivo apresentar à municipalidade as ações que serão realizadas nas comunidades de Anapu, Altamira, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu situadas na região da Volta Grande, explicou o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Eduardo Camillo. “Hoje tivemos a oportunidade de detalhar o que será realizado pelo Xingu+, proveniente do Termo de Compromisso Ambiental firmado com o IBAMA, em que serão aplicados recursos da ordem de R$ 157 milhões”, destacou. 

Presente à reunião, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, avaliou positivamente a iniciativa da empresa. “É um programa interessante, que visa apoiar as populações ribeirinhas e agricultores da Volta Grande do Xingu”, declarou.

XINGU+
Durante a apresentação, a superintendente Socioambiental e de Assuntos Indígenas, Luciana Soares, ressaltou que a Norte Energia já atua com conservação da biodiversidade e fortalecimento socioeconômico e etnocultural na Volta Grande do Xingu desde 2011. “A partir de 2021 estas ações serão intensificadas, conciliando a mitigação de impactos com o desenvolvimento e a sustentabilidade da região, o que refletirá na satisfação social das comunidades que ali vivem”, acrescentou.

O Plano de Ação Xingu+ foi estruturado sobre seis linhas de atuação: Biodiversidade, Monitoramento, Social, Saúde, Comunicação e Saneamento. Dentre as ações previstas estão a implantação de projetos experimentais de alimentação de peixes e quelônios, recomposição da vegetação, assistência técnica para atividades produtivas de geração de renda e subsistência, e a melhoria de acessos terrestres. 

O anúncio da continuidade do Plano de Ação para Controle da Malária (PACM), com equipes dedicadas à essa região, foi celebrada pelos secretários de saúde presentes. “Fiquei muito feliz de saber que o PACM está de volta, pois tínhamos uma preocupação muito forte com o controle da malária”, disse a secretária de Saúde de Vitória do Xingu, Roseli Braga. O Xingu+ ainda contempla a reforma de Unidades Básicas de Saúde e o financiamento de equipes volantes para atendimento à população, medicamentos e insumos.

A instalação de antenas satelitais para melhorar a comunicação via internet e de um novo Núcleo de Comunicação também foi bem recebida pelos presentes. Atualmente, a Norte Energia conta com um Núcleo de Comunicação na comunidade da Ressaca, território do município de Senador José Porfírio. O segundo espaço de interação e diálogo com a Norte Energia deverá ser instalado na comunidade Rio das Pedras, área rural de Anapu.

Melhorias dos sistemas individuais de abastecimento de água das comunidades rurais, como implantação de fossas sépticas, e a revitalização e operação dos cinco sistemas de saneamento básico já implantados pela Norte Energia são outras ações previstas que vão melhorar a qualidade de vida e os indicadores de saúde da região.