Norte Energia doa materiais de pesquisa sobre Covid-19 à UFPA

Data de Publicação: 01/09/2021 11:00

A Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, entregou, nesta semana, materiais e insumos à Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Altamira, que vão possibilitar o sequenciamento do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. A doação é resultado de parceria entre as duas instituições no campo da pesquisa, que busca identificar as cepas do Coronavírus predominantes no sudoeste do Pará e, a partir de então, articular políticas públicas para evitar a contaminação da população.

“Agradecemos a Norte Energia pela colaboração para adquirirmos uma estrutura mínima de pesquisa. Todos ganhamos com esta parceria porque a informação será útil para municípios e instituições de saúde estaduais e do Ministério da Saúde, como o SUS”, declarou Emil Hernández, professor da UFPA.

De acordo com a especialista socioambiental da Norte Energia, Dione Santos, a doação dos insumos por parte da empresa reforça o compromisso da concessionária da UHE Belo Monte com a região onde está instalada. “Esta parceria reflete a preocupação em relação a Covid-19 e a importância de se investir em pesquisas para dar subsídios à execução de políticas públicas de saúde, visando a contenção da doença”, afirmou.