Norte Energia doa veículo para ações contra a malária em Brasil Novo

Data de Publicação: 26/07/2021 14:25

Para reforçar a parceria com a região onde a Usina Hidrelétrica Belo Monte está instalada, a Norte Energia doou, na manhã da última sexta-feira (23), um veículo ao município de Brasil Novo, como parte dos recursos destinados à localidade por meio do Programa de Ação para o Controle da Malária (PACM). 

“Vamos utilizar este carro nas áreas de supervisão e administrativa do programa. Mais uma vez, agradecemos à Norte Energia pela contribuição, ao longo dos anos, para o programa, que nos ajudou a controlar a malária e outras doenças endêmicas no município”, explica o secretário municipal de Saúde de Brasil Novo, Elysson Kloss.

Ainda utilizando os recursos destinados pelo PACM aos municípios do entorno da Usina, também serão beneficiadas as cidades de Altamira, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Pacajá, além do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Altamira e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). 

“Esta entrega é mais um dos compromissos cumpridos da Norte Energia, ao longo dos 10 anos, com o município de Brasil Novo e materializa a atenção da empresa para que os municípios continuem bem estruturados, com todo suporte necessário, e deem continuidade ao serviço de vigilância e saúde, mais centrado ao controle da malária”, explicou a especialista socioambiental da Norte Energia, Gecilda Lima. 

Executado entre os anos de 2011 e 2021, o PACM possibilitou a redução de 90% nos registros de novos casos da doença, que chegaram a ser zerados durante dois meses consecutivos, e contribuiu com a melhoria na qualidade de vida da população nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, influenciados diretamente pelo empreendimento. Com um aporte financeiro que ultrapassou R$ 54 milhões, o PACM fortaleceu as secretarias responsáveis pela vigilância da malária nos municípios atendidos e garantiu a reestruturação das instituições com o fornecimento de insumos para o diagnóstico, tratamento e monitoramento dos vetores.