Norte Energia promove educação ambiental em comunidades próximas à UHE Belo Monte

Data de Publicação: 08/02/2022 10:00

Moradores de áreas vizinhas à UHE Belo Monte, no sudoeste do Pará, estão participando, neste mês, de oficinas e cursos de educação ambiental. Desenvolvida pela Norte Energia, empresa privada e concessionária do empreendimento, a iniciativa oferece aos participantes instruções de consumo sustentável e proteção do meio ambiente, levando em conta a percepção de cada morador sobre a natureza. As atividades seguem todas as medidas de prevenção à Covid-19.

Entre os contemplados com as atividades do Programa de Educação Ambiental da Norte Energia, estão os bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim, em Altamira, além de reassentamentos rurais, construídos pela empresa. A mobilização dos participantes é feita por diferentes canais de comunicação, presenciais e virtuais, com apoio de lideranças comunitárias.

A escolha das atividades leva em conta o Diagnóstico Socioambiental Participativo, que compõe o licenciamento ambiental da Usina, além de sugestões dos próprios participantes. Ao longo de 2022, serão promovidas oficinas de estilização de roupas, cursos de confecção de produtos com materiais recicláveis e ações de conscientização para a preservação da natureza em locais comuns, como praias e bairros.

“Tem sido gratificante ouvir as pessoas perguntarem quando será a próxima atividade, porque gostaram e querem continuar aprendendo novas coisas”, destaca Josiane Araújo, presidente Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX), criado pela Norte Energia em 2015 para levar ações socioambientais aos municípios influenciados diretamente por Belo Monte.

A funcionária pública e moradora do bairro Casa Nova, Maria do Socorro, participou do curso de customização de roupas com a técnica Tie-dye (de amarrar e tingir as peças) e já pretende se inscrever nos próximos. “Eu conhecia esse estilo, mas não a técnica. A instrução foi muito clara, objetiva e consegui aprender. Essas atividades são importantes, principalmente, para ganharmos conhecimento”, disse.

“Com estas oficinas, a Norte Energia cumpre o seu papel social que é contribuir para a qualidade de vida da população do entorno da UHE Belo Monte, fortalecendo os vínculos com a comunidade e o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca a gerente de projetos socioambientais da Norte Energia, Núbia Morais.

Por se tratar de uma região extensa, com diferentes comunidades e realidades, as atividades são adaptadas para cada ocasião e grupo social. “O programa sempre busca se adaptar e aprimorar suas práticas dentro do contexto em que o público-alvo está inserido. Inclusive, seguimos orientações pedagógicas de órgãos licenciadores, respeitando a particularidade de cada localidade”, completou Núbia Morais.