Norte Energia realiza ampla divulgação de Plano de Segurança de Barragens e Ações Emergenciais às comunidades da área de influência da UHE Belo Monte

Data de Publicação: 22/03/2019 16:00

A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, vem a público novamente esclarecer informações que vem sendo divulgadas sobre o Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais da Usina.

A Empresa reitera que Belo Monte possui Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais, e que o documento já é de conhecimento dos municípios da área englobada por estes planos.

Cumpre esclarecer que, a partir do início da operação comercial do empreendimento, a Norte Energia intensificou as ações de interação com as comunidades da Volta Grande do Xingu e vem mantendo rede de comunicação e informação em todo o trecho sobre a operação da Usina.

Desde então, as comunidades são previamente informadas sobre a variações de vazão e operação da Usina, dentre outros temas associados ao empreendimento. Esse trabalho é feito por meio de informes veiculados em emissoras de rádio locais com alcance em toda Volta Grande do Xingu, bem como sistema de radiofonia existente nas aldeias, visitas porta a porta e reuniões nas comunidades, contato frequente com lideranças (Rede de Comunicação Popular) e atendimento presencial aos moradores da região no Núcleo de Comunicação da UHE Belo Monte na Volta Grande do Xingu, instalado na comunidade da Ressaca.

A segurança das barragens também é um dos temas abordados nestas interações, e é um dos assuntos prioritários no relacionamento com estas comunidades em 2019. Importante destacar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o órgão responsável pela fiscalização da segurança de barragens hidrelétricas e, por conseguinte, do Plano de Segurança de Barragens e Planos de Ações Emergenciais destes empreendimentos.

A Norte Energia vem antecipando ações previstas para serem desenvolvidas ao longo deste ano, com o intuito de tranquilizar a população residente do entorno de suas estruturas. Desta forma, reuniu-se com Corpo de Bombeiros e Defesas Civis que atuam na região em fevereiro deste ano, e em segundo encontro, neste mês de março, programou de forma conjunta uma série de reuniões nas comunidades, que prosseguem até o mês de maio deste ano.

Cerca de 60 comunidades ribeirinhas e indígenas participarão destas reuniões, durante as quais seus moradores recebem informações sobre o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ações Emergenciais. O cronograma destas reuniões foi amplamente divulgado nos jornais impressos estaduais (O Liberal e Diário do Pará), emissoras de televisão regionais (Band, Record e SBT), assim como no site institucional e redes sociais da Norte Energia.

Vitória do Xingu (PA), 22 de março de 2019.

Download