Nota sobre Dique 14 - UHE Belo Monte (13/02/2019)

Data de Publicação: 13/02/2019 08:00

Com relação ao dique 14 da UHE Belo Monte, a Norte Energia esclarece que o fluxo de água observado no local não se trata de vazamento, mas sim de escoamento por meio do sistema de drenagem interna, conforme projetado – o que evidencia o pleno funcionamento da instalação. A empresa ressalta que a estrutura não apresenta falhas ou inconformidades. 

A Norte Energia destaca que as barragens e diques sob sua responsabilidade são constantemente monitorados de acordo com os procedimentos e condições de segurança regulamentados pela legislação federal 12.334 e fiscalizados periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Cumpre informar que o monitoramento das estruturas é uma das medidas preventivas contempladas no Plano de Segurança de Barragens, e que o trabalho realizado na UHE Belo Monte conta com o maior número de equipamentos entre as hidrelétricas brasileiras. São 1.976 instrumentos, de 12 diferentes tipos, que avaliam periodicamente o desempenho das estruturas de concreto (Tomada d’Água, Vertedouro e duas Casas de Força), dos 28 diques que conformam o Reservatório Intermediário e das barragens de Pimental e Belo Monte. 

Além dos instrumentos, o monitoramento também é feito em campo, em constantes inspeções a cada uma das estruturas. No caso dos diques, por exemplo, são utilizadas sete listas de verificação, onde são criteriosamente avaliados diversos itens de segurança, o que possibilita ter visão da atual condição de cada estrutura. 

Por fim, a Norte Energia reafirma que está à disposição da população para prestar informações e esclarecimentos a respeito, por meio de seus canais de comunicação, pelo telefone 0800 091 2810, e Plantões Sociais, nos RUCs Jatobá e Laranjeiras, em Altamira.

Vitória do Xingu (PA), 13 de fevereiro de 2019