Nota sobre segurança de barragens da UHE Belo Monte (10/02/2019)

Data de Publicação: 10/02/2019 08:00

A Norte Energia vem a público prestar esclarecimentos acerca da segurança das barragens e diques da UHE Belo Monte frente a vídeos que têm circulado de maneira criminosa nas redes sociais, induzindo na opinião pública o temor pela segurança destas estruturas. 

A Empresa esclarece que as barragens e diques sob sua responsabilidade estão enquadrados nos procedimentos e condições de segurança regulamentados pela legislação federal 12.334 e são fiscalizados periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

A UHE Belo Monte possui um Comitê de Segurança de Barragens formado por profissionais independentes, com especialização em geotecnia, hidráulica e engenharia civil, de reconhecida competência técnica. Este comitê acompanha todos os procedimentos e esteve reunido na Usina nos dias 04 e 05/02, quando renovou o entendimento e o reconhecimento da qualidade dos padrões de segurança adotados. 

Ainda assim, a Empresa se comprometeu perante a este comitê independente de promover uma auditoria das barragens e diques, não só para consubstanciar a segurança em questão, mas também para examinar a situação do entorno dessas estruturas. 

A Norte Energia reafirma que está à disposição da população para prestar informações e esclarecimentos a respeito. Finalizando, a Empresa reafirma o seu repúdio pela prática criminosa de pessoas ao tentarem criar ambiente de pânico junto à população. 

Vitória do Xingu (PA), 10 de fevereiro de 2019.

Download