Pintando sonhos

Data de Publicação: 15/09/2018

Um grupo de mulheres vem fazendo a diferença no Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Jatobá, um dos cinco bairros construídos pela Norte Energia em Altamira. Elas participam do curso de pintura em tecido, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da cidade e começam a colher bons frutos na forma de cores, traços, desenhos e geração de renda para suas famílias. 
 
A presidente da Associação de Moradores do RUC, Maria Mota, de 52 anos, diz que a atividade, realizada no Barracão de Usos Múltiplos construído pela Norte Energia nos novos bairros, despertou a veia artística de mulheres de várias faixas etárias e proporcionou, nesses tempos de crise econômica, uma ocupação rentável. "Elas queriam muito esse curso e corremos atrás. É gratificante constatar a alegria e o crescimento dessas mulheres", comenta, acrescentando que algumas alunas, hoje são 16 no total, já estão comercializando as peças que produzem no "novo ateliê" do bairro. 


A dona de casa Lúcia Tavares, de 55 anos e mãe de três filhos, é uma das novas alunas do curso. "É muito proveitoso. Aqui temos a oportunidade de interagir com vizinhas e ainda aprendemos um ofício, enquanto nossos filhos praticam outras atividades", explica. 
 
De acordo com a líder comunitária Maria Mota, a Norte Energia vem ofertando, gradativamente, várias atividades de lazer e cursos profissionalizantes nos reassentamentos, além das ações do projeto Unidade Demonstrativa de Aprendizagem em Manejo Ambiental (Udama), que deve chegar em breve ao RUC Jatobá. O programa oferece aulas de dança, capoeira e ginástica, e cursos para geração de renda na fábrica de açaí e de sabão. "Com isso, a população reforça a renda e a criançada tem diversão garantida, e também assistência básica de saúde", afirma a líder dos moradores. 

Download