Praias para esportes e lazer

Data de Publicação: 15/09/2018


Uma excelente opção de lazer para quem deseja conhecer as belezas de Altamira é reservar um fim de semana para desfrutar de suas praias fluviais. Elas somam três áreas cuidadosamente estruturadas pela Norte Energia na margem do Rio Xingu e atraem, além de banhistas, pessoas que aproveitam esses espaços para praticar esportes.

As Praias da Orla, do Massanori e do Assurini são resultado de uma Pesquisa de Caracterização de Praias Fluviais, elaborada pela empresa, que identificou praias antes e depois do centro de Altamira, levando em consideração o fluxo do rio Xingu. O levantamento serviu de base para o Projeto de Recomposição das Praias e Locais de Lazer, que definiu que três delas deveriam ser recompostas e teriam caráter permanente – e não temporário, como as anteriores.

A Praia da Orla, com mais de 10 mil metros quadrados de área, é a mais badalada da cidade. Fica na Avenida João Pessoa, conhecida como Rua do Cais, no bairro Catedral, a poucos metros do centro. O acesso é fácil, seja a pé, de transporte coletivo ou de carro. Por isso, é o trecho escolhido por moradores e visitantes para a prática de atividades esportivas

Um pouco mais afastadas da área central estão as Praias do Massanori e do Assurini. O acesso à primeira se dá por uma estrada de oito quilômetros, que parte da margem direita da Rodovia Transamazônica, sentido Altamira-Belo Monte, posterior ao Parque de Exposição Agropecuária, no bairro de Alberto Soares. 

Há também a opção de chegar a Massanori por barcos, que partem dos seguintes locais: Porto 6, Porto do Pepino, Porto da Praia, Porto da Funai, Porto dos Carroceiros e Porto da Balsa. São desses pontos que também saem as embarcações rumo à Praia do Assurini. O valor da passagem é variado. A balsa, para quem viaja a pé, é gratuita, e sai de hora em hora, entre 6h e 18h. Já a voadeira custa entre R$ 15 e R$ 40. As que atendem as linhas convencionais funcionam no horário comercial, mas podem ser fretadas para passeios noturnos.