Projeto desenvolvido com participação da Norte Energia é publicado em artigo internacional de instituto referência na área da Engenharia

Data de Publicação: 23/07/2021 17:50

O trabalho trata do P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) Sparhtacus II, que visa o desenvolvimento de um modelo com melhor alinhamento entre a operação real do sistema e sua representação computacional, uma vez que existem expressivas diferenças entre as decisões tomadas pelo operador e os resultados fornecidos pelos modelos. 

O artigo “Inflow Aggregation and Run-of-the-River Inflow Energy for Reducing Dimensionality in the Long-Term Generation Scheduling Problem” trata de reduzir a dimensionalidade do problema de planejamento da operação energética do SIN, mediante à agregação das variáveis de afluências para uma possível melhoria na representação da função de produção hidráulica e, assim, aumentar a qualidade da solução do problema. 

O custo total de operação foi reduzido em 4% (no caso da agregação das afluências) e em 2% (no caso da agregação das afluências apenas das UHEs à fio d’água). As descobertas relatadas estão diretamente relacionadas ao amplo debate que tem ocorrido no Brasil nos últimos anos sobre os modelos de formação de preço no mercado de energia elétrica. 

O artigo foi publicado no portal do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) — Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, uma sociedade técnico-profissional que incentiva o avanço prático e teórico nas áreas de eletricidade, eletrônica e computação.