Representantes da FIEPA visitam UHE Belo Monte e ações desenvolvidas pela Norte Energia

Data de Publicação: 11/08/2021 17:00

A Norte Energia, empresa privada, concessionária da Hidrelétrica Belo Monte, recebeu uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) nesta terça (10) e quarta-feira (11), para conhecer a Usina Belo Monte e as instalações do Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), construído pela empresa em cumprimento aos compromissos do licenciamento ambiental do empreendimento. A equipe também pode acompanhar as atividades do Projeto de responsabilidade social, Belo Monte Comunidade, direcionadas exclusivamente aos moradores dos cinco novos bairros de Altamira.

A agenda começou na UHE Belo Monte, localizada no município de Vitória do Xingu. Nesta quarta, a comitiva conheceu a estrutura do CIPAR. O espaço tem como objetivo fortalecer a cadeia do pescado a nível interestadual, contribuindo com a manutenção da pesca local de forma sustentável na área de influência da Usina.

No complexo CIPAR, instalado em 4.979,02 m², os representantes da FIEPA visitaram, a unidade de beneficiamento de pescado, devidamente adequada às normas sanitárias indicadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), e as fábricas de gelo em cubos e em escamas. 

A comitiva também esteve nos novos bairros de Altamira para acompanhar as atividades do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia que tem por objetivo contribuir com a qualidade de vida dos moradores por meio de atividades de cidadania, geração de renda, saúde e lazer, como o Futebol Social, que oferece aulas gratuitas para jovens e crianças, e o Cozinha Brasil, que ensina o preparo de alimentos sem desperdício.

“É com grande satisfação que recebemos a visita da FIEPA em espaços construídos por nós. Conheceram as ações que desenvolvemos juntos nos bairros São Joaquim e Casa Nova. É um dos parceiros mais importantes que temos”, afirmou o Superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo.

O Belo Monte Comunidade também oferta cursos profissionalizantes de mecânico (a); padeiro (a); costureiro (a); corte e cabelo; maquiagem; design de sobrancelhas, dentre outros. As iniciativas foram retomadas atendendo a todas as medidas de segurança necessárias como distanciamento social, utilização de máscaras e álcool 70%. Os cursos contam com o apoio da FIEPA.

“Viemos aqui na inauguração dos bairros e estamos vendo o progresso do lugar ao longo desses anos. Essa atuação junto aos jovens é muito importante para o futuro deles. É satisfatório ver este objetivo sendo cumprido junto com a Norte Energia, que se compromete em atender a sociedade da região. ”, destacou o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.