Ribeirinhos da região de Belo Monte participam de ação sobre conservação de animais silvestres

Data de Publicação: 11/10/2021 16:00

Na Semana de Proteção à Fauna, condutores e passageiros de embarcações que navegam no Trecho de Vazão Reduzida e Reservatório Xingu da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no sudoeste do Pará, participaram de ação de educação ambiental com orientações para a conservação de animais silvestres da região. A iniciativa da Norte Energia, empresa privada, concessionária do empreendimento, ocorreu no Sistema de Transposição de Embarcações, implantado para manter a navegabilidade no rio Xingu.

Durante a atividade, usuários do sistema foram convidados a participar de uma exposição itinerante, por meio de recursos visuais, com dicas para preservação e cuidado com os animais ao navegar pelos rios da região. 

A exposição, realizada pelo Programa de Educação Ambiental da UHE Belo Monte, contou com o apoio dos Guardiões da Natureza, moradores das comunidades, mobilizados no âmbito do Plano de Ação Xingu+ Biodiversidade, para apoiar e desenvolver o monitoramento participativo de animais silvestres e a sensibilização da população local visando a conservação da fauna.

Moradora da região, Kelysse Bruna faz parte desse grupo e falou sobre a experiência. “Importante participar dessa atividade, pois atuo nas comunidades da região alertando para a conservação de algumas espécies e hoje pude interagir com outros participantes da localidade”, comentou.

De acordo com a gerente de projetos socioambientais da Norte Energia, Núbia Morais, a ação integra uma série de iniciativas da empresa voltadas às comunidades ribeirinhas. “Com essa atividade, além de prestar o serviço cotidiano aos usuários do sistema, a empresa ocupa o espaço com informações e dicas importantes sobre a fauna da região, que também faz parte do dia a dia da população ribeirinha. Além do mais, é um momento importante de interação entre o empreendedor e os moradores, o que torna a semana dedicada à preservação da fauna proveitosa para todos”, explicou.