Torneio patrocinado pela Norte Energia promove pesca esportiva em Altamira

Data de Publicação: 25/04/2022 09:30

Evento reuniu 300 competidores em busca do Pacu de Seringa, peixe típico da região sudoeste do Pará 


Altamira voltou a sediar o tradicional Torneio de Pesca do Pacu de Seringa. A 20ª edição do evento aconteceu de 21 a 23 de abril e reuniu 300 competidores em 76 equipes com um único objetivo: fisgar o maior peixe da espécie, que é especialmente encontrada na região do Médio Xingu. A Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, patrocinou o torneio, que é considerado um dos maiores eventos de pesca esportiva do Brasil.


Suspenso por dois anos devido à pandemia da Covid-19, o torneio retornou em 2022 após a redução dos casos e a retomada gradual das atividades presenciais. A novidade desta edição foi a divisão dos competidores em diferentes categorias, entre elas a de equipe com maior número de participantes femininas que apresentaram peixes capturados; equipes que somaram o menor e maior número de pontos; e o time que capturou o maior peixe (medindo 43 centímetros). De acordo com o regulamento, os competidores deveriam apresentar o pacu de seringa vivo para ser pesado e medido pela comissão avaliadora e, em seguida, devolvê-lo às águas do rio Xingu.


O objetivo do torneio é incentivar o turismo e o lazer e despertar a consciência ambiental entre os participantes. A competição é realizada no período de cheia do rio Xingu, quando há grande concentração do peixe na região. Este ano, cerca de 100 exemplares foram capturados pelos participantes e, posteriormente, devolvidos vivos ao rio, assegurando o objetivo dos organizadores do evento quanto à conservação da espécie. A programação contou ainda com palestra sobre a preservação do pacu de seringa e apresentações culturais. “A Norte Energia foi fundamental para a realização do torneio”, comentou o presidente do Xingu Praia Clube e responsável pela organização do evento, Arthur Covre, ao agradecer a parceria da empresa.


O superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo, explica que o apoio da empresa ao evento fortalece a região onde está instalada a Usina Hidrelétrica Belo Monte. “É importante para a empresa juntar forças com este evento, que é altamirense, e valorizar a cultura tradicional de um povo. Viemos para ficar, então é fundamental que estejamos próximos, fortalecendo iniciativas para o desenvolvimento social e ambiental no Médio Xingu”, afirmou.