UHE Belo Monte: segurança de barragens (29/01/2019)

Data de Publicação: 29/01/2019 08:00

Com relação à segurança das barragens e diques que compõem o Complexo UHE Belo Monte, a Norte Energia S.A., responsável pelo empreendimento, informa que conta com um Plano de Segurança de Barragens, conforme determina a legislação federal 12.334. As ações deste Plano são fiscalizadas periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O monitoramento das estruturas, uma das medidas preventivas contempladas no Plano de Segurança de Barragens, conta com 1.976 instrumentos, de 12 diferentes tipos, que avaliam periodicamente o desempenho das estruturas de concreto (Tomada d’Água, Vertedouro e duas Casas de Força), dos 28 diques que conformam o Reservatório Intermediário e das barragens de Pimental e Belo Monte.

Além dos instrumentos, o monitoramento também é feito em campo, em inspeções semanais a cada uma das estruturas. No caso dos diques, por exemplo, são utilizadas sete listas de verificação, onde são criteriosamente avaliados diversos itens de segurança, o que possibilita ter visão da atual condição de cada estrutura.

A Norte Energia reitera seu compromisso com a transparência em suas ações e sua responsabilidade com as pessoas e o meio ambiente da região onde atua, e, nesse sentido, está agendando para segunda-feira, 04 de fevereiro, em Belo Monte, Vitória do Xingu (PA), reunião sobre Segurança de Barragens com board de consultores e equipe própria, para reavaliar os procedimentos para segurança das barragens do Complexo UHE Belo Monte que já vem sendo adotados pela Empresa.