Usina Hidrelétrica Belo Monte recebe visita do presidente da Funai

Data de Publicação: 04/03/2021 19:00

O presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, recebeu o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, para uma visita à Usina Hidrelétrica Belo Monte nesta quarta-feira, 03/03. Além de ver de perto a maior hidrelétrica 100% brasileira, o representante do órgão indigenista conheceu as ações realizadas pela Norte Energia. 

Durante a visita, foram discutidos vários projetos envolvendo a comunidade indígena do entorno no empreendimento. “Tivemos um dia bastante produtivo. Foi um prazer enorme receber a visita do presidente da Funai e sua equipe. Fiquei satisfeito, pois a Norte Energia está alinhada às ideias e visão do órgão indigenista”, destacou Paulo Roberto Pinto. 

A revisão do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI), executado para mitigar e compensar os impactos do empreendimento junto aos povos indígenas e que beneficia diretamente mais de 4 mil indígenas também foi abordada no encontro. “Alguns projetos serão analisados e eventualmente poderão ser substituídos por novos compromissos, levando-se em consideração a evolução tecnológica, que pode oferecer uma qualidade de vida melhor para a comunidade indígena”, apontou o presidente da Norte Energia. 

Desde que venceu o leilão de concessão do empreendimento, em 2010, a Norte Energia tem o diálogo, a transparência e o respeito como premissas da sua atuação com a população do entorno, ações reconhecidas pelo presidente da Funai.  “Fiquei impressionado com a magnitude, a grandiosidade da hidrelétrica, e com as ações que estão sendo desenvolvidas também, para a sustentabilidade junto às comunidades indígenas. Há ações compensatórias em andamento, a Funai tem monitorado. Fiquei muito satisfeito com a transparência e eficiência com que tudo vem sendo implementado”, acrescentou Marcelo Xavier, que visitou Belo Monte acompanhado do diretor de Proteção Territorial da Funai, César Augusto Martinez, e a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental da fundação, Carla Fonseca de Aquino Costa.

Ainda durante a visita, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, e o presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, acordaram uma maior aproximação para buscar soluções e adequações à comunidade indígena.