Vice-presidente Hamilton Mourão visita a Usina Hidrelétrica Belo Monte

Data de Publicação: 10/09/2021 14:18

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, visitou a maior hidrelétrica 100% brasileira nesta quinta-feira, 09. A agenda com a Diretoria da Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, incluiu ainda sobrevoo na região da Volta Grande do Xingu. 

Além de Mourão, que também é chefe do Conselho Nacional da Amazônia Legal, a comitiva era formada por embaixadores de nove países - Angola, Espanha, França, Índia, Japão, Paraguai, Reino Unido, Suíça e Uruguai - e da União Europeia.

A visita durou cerca de quatro horas e foi acompanhada pelos senadores Kátia Abreu e Nelsinho Trad, além de representantes dos ministérios do Meio Ambiente; Minas e Energia; Relações Exteriores; Ciência e Tecnologia; e do Gabinete de Segurança Institucional.

“A finalidade foi mostrar aos embaixadores um empreendimento de uma grandiosidade ímpar, e que respeita todas as características socioambientais, não só na proteção às comunidades tradicionais, mas também na preservação do meio ambiente. Com essa visita os embaixadores poderão reportar aos seus países a realidade do que é a Amazônia, vista com seus próprios olhos, e a nossa preocupação para preservá-la”, afirmou o vice-presidente Hamilton Mourão.

O presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, destacou a importância da visita. “Este é um momento muito especial para a Norte Energia. É oportuno que todos conheçam de perto o que vem sendo feito para preservar o meio ambiente da região e beneficiar as comunidades locais. Belo Monte gera energia renovável para todo o país e temos um compromisso muito forte com as questões ambientais”, afirmou Paulo Pinto.

Nos últimos anos, a empresa já investiu mais de R$ 6 bilhões em programas e ações de preservação daquela região na Amazônia, da cultura local e na qualidade de vida das comunidades de alguma forma impactadas pela usina, incluindo os diferentes povos indígenas que vivem em aldeias no sudoeste do Pará.