Workshop debate precificação eficiente de energia elétrica

Data de Publicação: 22/11/2021 14:45

A Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, promove o segundo encontro do 3º Workshop on Computing Efficient Energy Prices nesta terça-feira (23), cujo tema será “Avanços no Modelo de Programação Diária”. O evento, que será encerrado na outra terça (30), aborda temas como os avanços no aprimoramento no cálculo das políticas de operação nos modelos de curto e médio prazos e ainda estudos seminais com relação ao impacto da modelagem da geração hidrelétrica. 

O segundo encontro apresentará os estudos sobre a representação detalhada das unidades geradoras hidrelétricas no modelo da programação diária da operação eletroenergética. Inicialmente, o foco está no impacto que essa representação detalhada tem nos custos da operação no horizonte da programação. Adicionalmente, o destaque é a aplicação da técnica da Programação Dinâmica Dual Inteira a qual, combinada com processamento paralelo, permite, além dos avanços de modelagem em destaque, a utilização de solver de otimização do tipo open source. Como principal resultado, é possível a redução dos gastos na compra ou aluguel de solver comerciais, em especial em execuções que envolvem múltiplos processadores.

O 3º Workshop on Computing Efficient Energy Prices é uma das ações do P&D SPARHTACUS II, desenvolvido pela Norte Energia no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O primeiro dia do evento, em 16/11, debateu o tema “Aprimoramentos de Políticas de Operação de Curto e Médio Prazo”. A programação encerrará no próximo dia 30/11, como tema “Experiência Internacional - Nord Pool”.

Em razão da pandemia de Covid-19, o workshop será transmitido ao vivo no canal da UHE Belo Monte, no Youtube, sempre de 15h às 18h. 

Projeto SPARHTACUS II 

O SPARHTACUS II é um modelo estocástico para definição de políticas mensais e semanais que são usadas para a elaboração do despacho e do preço para a operação do dia seguinte do Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto, que teve aplicação de recursos do Programa P&D ANEEL pela Norte Energia na ordem de R$ 4,9 milhões, busca contribuir com todo processo de elaboração do despacho centralizado do SIN, incluindo a segurança de operação e o uso racional dos recursos energéticos do país. A iniciativa conta com a cooperação técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com a participação do Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (Labplan) da Universidade Federal de Santa Catarina, além da Norus, empresa que atua na área de inovação e inteligência de mercado do setor elétrico. Saiba mais sobre o projeto em https://sparhtacus.com/

Serviço: 
Evento: segundo encontro do 3º Workshop on Computing Efficient Energy Prices com o tema “Avanços no Modelo de Programação Diária”
Data: 23 de novembro
Horário: das 15h às 18h.
Local: Canal UHE Belo Monte no Youtube