Mobilidade Elétrica - Projeto em Execução

Em novembro de 2019, a Norte Energia iniciou o projeto estratégico de "MOBILIDADE ELÉTRICA", com o objetivo de desenvolver um sistema de gestão integrado para múltiplos modais. 

Título do Projeto de P&D: Sistema Inteligente de Gestão Eficiente de Mobilidade Elétrica Multimodal

Código ANEEL: PD-07427-0319/2019

Previsão para conclusão da execução: 11/2019 a 11/2022

Objetivos: 
O projeto prevê o desenvolvimento de um Sistema Inteligente Multimodal na Amazônia formado pelos modais ônibus elétrico e barco elétrico, uma infraestrutura de apoio composta por geração fotovoltaica, armazenamento de energia, eletropostos, sistema de comunicação sem fio, armazenamento/processamento de dados em nuvem e um sistema de gestão inteligente para atendimento, em projeto piloto, da população do Campus Universitário Guamá, da Universidade Federal do Pará, e da população ribeirinha do seu entorno.

Descrição: desenvolver um sistema de gestão integrado para múltiplos modais, como barco e ônibus elétrico, e servindo de suporte para implementação de modelos de negócio.

Produto que será gerado: Sistema de Transporte Inteligente - STI, formado pelos modais ônibus elétrico e barco elétrico-fotovoltaico; infraestrutura de apoio composta por: geração fotovoltaica; armazenamento de energia; eletropostos; sistema de comunicação sem fio; armazenamento e processamento de dados em nuvem; e um sistema de gestão inteligente, para atendimento em projeto piloto, da população do Campus Universitário Guamá, da Universidade Federal do Pará, e da população ribeirinha do seu entorno. 

Investimento Previsto: R$ 11.868.260,00, sendo R$ 1.699.334,48 se refere a contrapartidas.

Entidades Envolvidas (executoras):  FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa via UFPA - Universidade Federal do Pará e CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Entidades com Contrapartida: UFPA - Universidade Federal do Pará, BYD Energy do Brasil e ABB Eletrificação