ONS apoia projeto de P&D da Norte Energia que poderá trazer contribuições para planejamento e operação do setor elétrico brasileiro

Data de Publicação: 15/01/2019 17:50

A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) firmaram parceria para desenvolver modelo computacional com uma abordagem inovadora que revisita conceitos e princípios que fundamentam a simulação do planejamento e operação eletro-energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela integração dos recursos de geração e transmissão de energia em todo o país. 

A carta de intenção, que envolve a execução do projeto SPARHTACUS II, foi assinada nesta quarta-feira (09), em Brasília, pelo presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, e o gerente Executivo de Estratégia e Inovação do ONS, Roberto Fontoura. 

Com investimentos da ordem de R$ 4.913.703,88 (quatro milhões, novecentos e treze mil, setecentos e três reais e oitenta e oito centavos), o projeto resultará em um sistema computacional que poderá trazer aperfeiçoamentos nos ferramentais adotados nas etapas de médio e curto prazo, e programação diária da operação do SIN em estudos sistêmicos que corroboram com a segurança operativa e uso racional dos recursos energéticos do país. O modelo SPARHTACUS II também deve implementar um simulador não linear capaz de avaliar as programações diárias da operação, observando as consequências operativas das tomadas de decisões em função da realidade das usinas integradas ao SIN. São parceiros na execução do modelo a Plan4 e o LabPlan/UFSC.

O apoio da Norte Energia se dá por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sob a Lei 9.991/2000, que dispõe sobre investimentos em inovação no setor de energia elétrica do país. Segundo o alicerce regulatório, concessionárias de geração de energia devem investir anualmente 1% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) no Programa de P&D. 

Mais informações sobre os projetos apoiados ou como participar do Programa de P&D da Norte Energia podem ser obtidas na seção intitulada P&D