Biotecnologia - Em execução
Em abril de 2021, a Norte Energia iniciou o projeto "BIOTECNOLOGIA" com o objetivo de desenvolver técnicas de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes de Volta Grande do Xingu.
Título do Projeto de P&D: Biotecnologia aplicada à reprodução de peixes nativos da Volta Grande do Xingu: bases para o uso sustentável.
Código ANEEL: PD-07427-0121/2021
Previsão para conclusão: 04/2021 a 01/2024
Objetivos:
(i) desenvolver modelo de biotecnologia avançada para reprodução de peixes da Volta Grande do Xingu que propicie a conservação e reforço de estoque de espécies endêmicas;
(ii) promover articulação entre os diferentes saberes, de forma a contribuir para o aumento da oferta de alimentos por meio do desenvolvimento de biotecnologias avançadas com peixes da Volta Grande do Xingu;
(iii) promover a difusão da biotecnologia desenvolvida para a comunidade indígena, ribeirinha, científica e disponibilizar o conhecimento para o setor elétrico para sua replicação.
Descrição: desenvolver e consolidar produtos e processos inovadores, utilizando-se as espécies de peixes da Volta Grande do Xingu, a fim de criar subsídios para a produção sustentável, como a sustentabilidade ambiental, da cadeia produtiva e social. Será construído um centro de pesquisas na área de reprodução de peixes da Bacia do rio Xingu a ser implantado no Centro de Estudos Ambientais (CEA) em Vitória do Xingu/PA, para formar e abrigar um banco genético ex-situ. Este centro de pesquisa contará com infraestrutura para desenvolvimento de pesquisa sobre protocolos reprodutivos, larvicultura e alevinagem in door, larvicultura em tanques escavados e engorda em tanques-rede.
Produto que será gerado: produto principal do projeto será um eficiente pacote tecnológico de manutenção em cativeiro e propagação artificial, ou seja, será a consolidação de um banco genético ex-situ associado à propagação artificial. Difundir as tecnologias e técnicas geradas com as comunidades ribeirinhas, que poderão absorver os conhecimentos e técnicas do projeto a fim de aplicarem em suas formas de sustento.
Investimento Previsto: R$ 11.286.341,65
Entidades Envolvidas (executoras): BIOCEV Serviços de Meio Ambiente LTDA e Fundação do Instituto de Biociências ‐ FUNDIBIO.