Restauração Ecológica - Em execução

Em abril de 2021, a Norte Energia iniciou o projeto "RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA" com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras que permitam subsidiar ações subsequentes de restauração das florestas aluviais e formações pioneiras.

Título do Projeto de P&D: Desenvolvimento de metodologias inovadoras de restauração ecológica com ênfase no enriquecimento nutricional para a fauna do trecho de vazão reduzida da UHE Belo Monte

Código ANEEL: PD-07427-0221/2021

Previsão para conclusão: 04/2021 a 12/2023

Objetivos:

  1. restauração ecológica que possibilitará o retorno de áreas degradadas às condições próximas ao ecossistema original, com o restabelecimento de sua diversidade, estrutura e função;
  2. estabelecer protocolos que viabilizem a produção de mudas das espécies nativas relevantes para a fauna aquática e de interesse para o extrativismo sustentável pelas comunidades tradicionais;
  3. implementação de modelo socioprodutivo por meio de viabilização de uma “Rede de Coletores de Sementes da Volta Grande do Xingu”, com o consequente incremento de renda das famílias nas comunidades ribeirinhas, as quais também serão envolvidas no monitoramento.

Descrição: a restauração ecológica possibilita o retorno das áreas degradadas às condições próximas ao ecossistema original, restabelecendo sua diversidade, estrutura e função. É proposto desenvolver metodologias inovadoras que permitam subsidiar ações subsequentes de restauração das florestas aluviais e formações pioneiras de forma a promover um maior aporte nutricional para a fauna aquática no trecho de vazão reduzida da UHE de Belo Monte.

Produto que será gerado: metodologias inovadoras que permitam subsidiar ações subsequentes de restauração das florestas aluviais e formações pioneiras de forma a promover um maior aporte nutricional para a fauna aquática no trecho de vazão reduzida da UHE de Belo Monte.

Investimento Previsto: R$ 7.106.610,91

Entidades Envolvidas (executoras): BIOCEV Serviços de Meio Ambiente LTDA e Fundação do Instituto de Biociências ‐ FUNDIBIO.