Taludes de Montante - Em execução

Em abril de 2021, a Norte Energia iniciou o projeto "TALUDES DE MONTANTE" com o objetivo de pesquisar, desenvolver e validar uma metodologia para monitoramento ativo e passivo de estruturas físicas de barragens de usinas hidroelétricas.

Título do Projeto de P&D: Sistema confiável de monitoramento das condições dos taludes de montante das estruturas utilizando ultrassom, blockchain e machine learning.

Código ANEEL: PD-07427-0421/2021

Previsão para conclusão: 04/2021 a 07/2023

Objetivos:

  1. desenvolver e validar metrologicamente um sistema de medição por ultrassom de média e alta frequência e sonar passivo para monitorar a movimentação de massas no entorno das barragens, bem como sua saúde estrutural;
  2.  extrair informações de similaridade e dissimilaridade dos sinais acústicos gerados pelas técnicas de medição utilizando machine learning a fim de entender o comportamento dinâmico ao longo do tempo das estruturas monitoradas;
  3. implementar e validar um sistema para autenticar os dados oriundos das medições e dos processamentos baseado em autenticidade de contexto físico;
  4. desenvolver e validar uma sistemática para armazenar os dados e informações de forma segura e perene utilizando armazenamento em nuvem, blockchain e big data.

Descrição: o projeto visa propor um conceito e validar uma metodologia para monitoramento passivo e ativo das condições de taludes a montante de estruturas utilizando ultrassom, sonar, segurança cibernética e técnicas de machine learning.

Produto que será gerado: sistema de medição utilizando técnicas de ultrassom e sonar que garanta a confiabilidade metrológica dos sinais acústicos gerados. Metodologia para monitoramento ativo e passivo das condições de taludes a montante de estruturas com ultrassom, sonar, segurança cibernética e técnica machine learning.

Investimento Previsto: R$ 2.631.505,66

Entidades Envolvidas (executoras): Universidade Federal do Pará ‐ UFPA e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP.