Sistema para formação de preço horário do SIN - Projeto em execução
Em dezembro de 2018, a Norte Energia iniciou o projeto "SISTEMA PARA FORMAÇÃO DE PREÇO HORÁRIO DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL - SIN". O objetivo é o desenvolvimento de um modelo computacional de formação de preço horário. Adicionalmente, será implementado um simulador que avalie as decisões obtidas da programação diária da operação, com o objetivo de observar as consequências operativas de tais decisões em função da realidade das usinas do SIN - Sistema Interligado Nacional.
Título do Projeto de P&D: Modelo Estocástico de Políticas Semanais para o Despacho Horário do Sistema Interligado Nacional - SPARHTACUS II.
Código ANEEL: PD-07427-0318/2018.
Previsão para conclusão da execução: de 12/2018 a 02/2022.
Objetivos:
(i) O modelo SPARHTACUS II será um modelo computacional de alto desempenho e grande porte de programação estocástica multiestágio linear inteira-mista em que decisões eletro energéticas são tomadas ao se tratar todas as etapas de planejamento, incluindo a programação diária, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de maneira integrada;
(ii) Implementar um simulador não-linear que avalie as decisões obtidas na etapa da programação diária da operação, com o objetivo de observar as consequências operativas de tais decisões em função da realidade das usinas do SIN.
Descrição: desenvolver um modelo computacional de formação de preço horário que possibilite a tomada de decisões ao se tratar as etapas de planejamento do ONS. Adicionalmente, implementar um simulador que avalie as decisões obtidas da programação diária da operação, com o objetivo de observar as consequências operativas de tais decisões em função da realidade das usinas do SIN.
Produto que será gerado: modelo computacional de programação estocástica multiestágio linear inteira-mista em que decisões eletro energéticas são tomadas de maneira integrada.
Investimento Previsto: R$ 4.913.703,88.
Entidades Envolvidas (executoras): Plan4 Engenharia Ltda, INESC P&D BRASIL - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil.
Entidade de Cooperação Técnica: ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico.