Regulação e Comercialização

O mercado de comercialização de energia elétrica no Brasil se divide em dois ambientes: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também chamado de Mercado Cativo, e o Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como Mercado Livre.

No Mercado Cativo a energia é comercializada entre Geradoras de Energia Elétrica e Distribuidoras, por meio de leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), onde o ganhador oferta o melhor preço.

Já no Mercado Livre, os Agentes podem adquirir a Energia Elétrica diretamente de Geradoras de Energia Elétrica (Hidrelétricas, Termelétricas, Fontes Eólicas, Fonte Solar entre outras) sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. 

No caso de Belo Monte, 70% da garantia física da Usina foi comercializada no Mercado Cativo com 17 estados brasileiros em 2010. Cinco anos depois, houve a redistribuição pelo Processo de realocação, entre Agentes de Distribuição participantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), de sobras e déficits de montantes de energia contratados no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD), e também a venda para novos agentes de distribuição – alcançando, então, todo o território nacional.

Hoje, além de atender todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, cerca de 20% da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Belo Monte está direcionada para a comercialização no Mercado Livre de energia.

Para informações sobre a aquisição da energia gerada pela UHE Belo Monte, entre em contato com nossa área de Comercialização: (61) 3410-2010 | front@norteenergiasa.com.br

 

SAIBA MAIS SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA

Como funciona o Mercado Livre?

A operação permite liberdade de escolha, estímulo à livre concorrência e de negociação para redução de custos e previsibilidade orçamentária. São esses os principais mecanismos que regem o Mercado Livre de Energia Elétrica no Brasil.

Todas as empresas autorizadas a comercializar energia elétrica são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e obedecem às regras de comercialização definidas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

As empresas interessadas podem escolher o fornecedor de preferência, entrando em contato diretamente com eles ou por meio de leilões de energia divulgados periodicamente. A operação ocorre de acordo com a conveniência da própria empresa, que pode envolver localidade e melhor preço oferecido por MWh pelos geradores ou agentes comercializadores.

Quem pode comprar energia no Mercado Livre?

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 500 kW
A demanda pode ser por unidade ou um somatório, desde que a compra parta de um mesmo CNPJ.  Neste caso, a compra da energia pode ser de usinas hidrelétricas, termelétricas, de biomassa, a matriz que melhor atender este “consumidor livre”

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 3.000 kW
Direcionado a empresas de grande porte, portanto, a compra da energia elétrica pode ser realizada diretamente dos geradores de energia elétrica ou comercializadores de energia elétrica.

Por que comprar a energia de Belo Monte no Mercado Livre?

A UHE Belo Monte é uma hidrelétrica 100% brasileira e uma das mais modernas do mundo. Além de gerar energia elétrica de fonte renovável e de forma sustentável, segura e eficiente para todo o Brasil, a Norte Energia garante as condições necessárias para adquirir energia durante todo o ano ao seu consumidor livre. 

Vantagens da aquisição de energia no Mercado Livre

As empresas têm como principal vantagem a condição de previsibilidade orçamentária e de livre escolha de mercado, dada a possibilidade de negociar o valor da energia elétrica que irá adquirir diretamente com a companhia geradora.