Governança Corporativa

A Companhia baseia seu modelo de gestão na transparência e na sustentabilidade de seus negócios e, por isso, busca aprimorar constantemente suas práticas de governança corporativa. Adota ainda uma série de ações que asseguram a conduta ética dos negócios, bem como o compartilhamento de decisões.

A Norte Energia presta contas periodicamente acerca de suas atividades e desempenho, apresentando dados revisados por auditoria externa independente. Nesse sentido, a divulgação de resultados da Empresa segue as normas internacionais de contabilidade definidas pela International Financial Reporting Standards (IFRS)

Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal

A estrutura de governança da Norte Energia é formada pelo Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal. O Conselho de Administração é assessorado por seis Comitês, compostos por representantes dos acionistas e Conselheiros de Administração.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Responsável por definir as estratégias de longo prazo da Norte Energia, o Conselho de Administração acompanha a execução pela Diretoria das ações estabelecidas e toma decisões sobre temas relevantes no âmbito dos negócios, em consonância com as atribuições conferidas pelo Estatuto Social da Empresa.

O Conselho é composto por, no máximo, 12 membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos em Assembleia Geral. 

Composição:
 
Pedro Luiz de Oliveira Jatobá -  Presidente Titular
Jonatan Ross - Suplente
 
Ney Zanella dos Santos - Titular
Vago - Suplente
 
Roberto Bueno Júnior - Titular
Vago - Suplente
 
Fábio Lopes Alves  - Titular
Antônio Carlos Reis de Souza - Suplente
 
Roberto Parucker - Titular
Jader Fernades de Jesus - Suplente
 
José da Silva Estevez Titular
Max Mauran Pantoja - Suplente
 
Nélio Henriques Lima - Titular
Vago - Suplente
 
Solange Maria Pinto Ribeiro - Titular
Marcelo José Cavalcanti Lopes - Suplente
 
Rafael Falcão Noda - Titular
Glauco Vinícius de Oliveira - Suplente
 
Dimas Costa - Titular
Alessandra Genu Dutra Amaral - Suplente
 
Vago - Independente
Leonardo Rocha - Independente

 

Comitês de apoio ao Conselho de Administração

Seis comitês, dos quais participam representantes de cada acionista, apoiam o Conselho de Administração da Norte Energia S.A. na definição de diretrizes estratégicas e operacionais sobre temas específicos. São eles:

  • Comitê Financeiro - Responsável pela análise dos processos de seleção de fornecedores de serviços financeiros e de estudos e propostas requeridos pelo Conselho de Administração relativos a serviços financeiros.
  • Comitê Técnico - Responsável pela análise dos processos de seleção dos fornecedores de engenharia, fornecimento e construção, e dos relatórios de avanços das obras civis, de fornecimento e de montagem.
  • Comitê de Meio Ambiente - Responsável pela análise dos processos de seleção de fornecedores de serviços de meio ambiente e dos relatórios de avanço no cumprimento das condicionantes ambientais.
  • Comitê de Gestão - Responsável pela análise dos processos de seleção de fornecedores de serviços administrativos e de políticas de remuneração e benefícios.
  • Comitê de Auditoria, Compliance e Risco - Responsável pela análise das políticas do plano anual de auditoria da Empresa, dos relatórios das auditorias externas e das demonstrações contábeis e respectivos pareceres.
  • Comitê de Regulação e Comercialização - Responsável por acompanhar e elaborar estudos, pareceres e notas técnicas sobre a regulamentação do setor elétrico, as regras de comercialização vigentes e suas alterações.

 

CONSELHO FISCAL

Atuando em caráter permanente, o Conselho Fiscal da Norte Energia desempenha a função de órgão fiscalizador dos atos de gestão de natureza econômica e financeira. É composto por cinco membros e suplentes em igual número, eleitos em Assembleia Geral. O Conselho Fiscal analisa as demonstrações financeiras e opina sobre planos de investimentos, entre outras atribuições. 

Composição:

Reive Barros dos Santos - Presidente
Dilma Maria Teodoro - Suplente

Astrogildo Fraguglia Quental - Titular
Alexandre Viera Borba - Suplente

Fernando Passalio de Avelar - Titular 
Silvia Caldeira de Araújo - Suplente

Vago - Titular
Vago - Suplente

Vinicius Balvino Bouhid - Titular
Willian Bezerra Cavalcanti Filho - Suplente