Atuação da Norte Energia na proteção ambiental da Bacia do rio Xingu recebe selo de reconhecimento

Data de Publicação: 08/03/2022 16:30

Selo Aliança pelas Águas Brasileiras foi concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e objetiva reconhecer e estimular  boas práticas de sustentabilidade nas empresas

A Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, recebeu, nesta segunda-feira (07), o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas em todo o Brasil. A empresa foi contemplada por conta das ações de reflorestamento que desenvolve na Amazônia, alinhadas ao compromisso da geradora de energia renovável de proteção da bacia hidrográfica do rio Xingu, no Pará.

“O projeto da Norte Energia foi um dos que nos inspirou a criar o selo, em reconhecimento a projetos já existentes e executados por empresas, companhias, entidades e organizações brasileiras”, destacou a Secretária de Fomento e Parceria com o Setor Privado do MDR, Veronica Sánchez da Cruz Rios, durante a cerimônia.

As empresas que receberam o selo, neste primeiro ano da condecoração, abrangem diversas regiões do país. Dos 12 projetos selecionados, três são focados no bioma Amazônico, sendo o da Norte Energia o de maior valor - são mais de R$ 250 milhões em investimentos. O Comitê Gestor responsável pelas escolhas é integrado por equipes do MDR e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O Diretor Presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro, e a Superintendente de Sustentabilidade, Silvia Cabral, representaram a empresa na cerimônia promovida pelo MDR. “Esse reconhecimento reforça o compromisso da Norte Energia com a conservação e recuperação da região amazônica, com foco na proteção da Bacia do Rio Xingu, onde está instalada a Usina Hidrelétrica Belo Monte”, afirmou Paulo Roberto.

Com o selo Aliança pelas Águas Brasileiras, o MDR tem o objetivo de criar uma cultura de diretrizes sociais e ambientais a ser seguida como exemplo por empresas dos mais diversos setores, reforçando o interesse público pela preservação do meio ambiente. Isso inclui o compartilhamento de boas práticas, a conscientização da sociedade e o engajamento de todos na preservação das águas brasileiras por meio da preservação das bacias hidrográficas.