Compromisso reforçado com o meio ambiente: Certificação I-REC Standard

A Usina Hidrelétrica Belo Monte obteve o registro certificação I-REC: International Renewable Energy Certificate, do REC Standard. A certificação comprova a origem renovável da energia gerada pela  usina e demonstra o compromisso da Norte Energia, empresa privada, concessionaria da UHE Belo Monte, com a geração de energia limpa e renovável, e, reforça as diretrizes de sustentabilidade da Companhia, reafirmando a importância técnica e estruturante de Belo Monte para o país. 

Para o registro do gerador no I-REC é necessário passar por um ciclo de certificação. A empresa deve apresentar informações detalhadas sobre o seu empreendimento e passar por uma auditoria documental pelo emissor local. No Brasil, o emissor local é o Instituto Totum.

O I-REC é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, compatível com vários padrões internacionais, e possibilita que os consumidores façam uma escolha baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo.

Ao adquirir I-RECs, as empresas que queiram incluir em seus inventários as informações sobre a compra e uso de energia limpa, podem neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) de seus Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa, no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.

O certificado comprova a origem renovável da energia de Belo Monte e está aderente ao objetivo da Norte Energia de alinhar as suas operações às ações de prevenção e adaptação à política global de mudanças climáticas.  

A maior usina hidrelétrica 100% brasileira, passa a ser homologada por uma organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais, assim, Belo Monte renova seu compromisso de gerar na Amazônica energia limpa e renovável de forma confiável e sustentável para o Brasil.