Desenvolvimento e transformação social

Até chegar à conformação atual, o licenciamento ambiental passou por um processo de evolução bastante longo. De autorizações governamentais para o exercício de atividades que têm interferência com o meio ambiente, hoje este processo busca assegurar a proteção dos recursos naturais e também os direitos sociais das comunidades interferidas e seus moradores. 

Com Belo Monte, este processo foi ainda mais além: conferiu ao empreendimento à missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região do Médio Xingu, compromisso assumido pela Norte Energia.
  
Desde o início da implantação da Usina, 12 cidades vem sendo beneficiadas - Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, São Felix do Xingu, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Nos cinco municípios vizinhos ao empreendimento - Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu – os investimentos foram mais significativos. Além da implantação de saneamento básico e construção de hospitais e escolas, entre outras obras estruturantes, milhares de iniciativas foram realizadas para promover uma verdadeira transformação social.

Estimulou-se o empreendedorismo e o fortalecimento das cadeias produtivas locais e do turismo. Capacitações formaram novas categorias profissionais e todo um novo ciclo de prosperidade se iniciou na região. 

O auxílio à adoção de boas práticas ambientais e ao cumprimento da política de resíduos sólidos por meio da implantação de aterros sanitários e da elaboração das respectivas política municipais, foram algumas das iniciativas ajudaram a colocar os municípios vizinhos no caminho de um futuro mais sustentável. 

Pensar a forma de melhor ocupar as áreas urbanas também foi foco das ações realizadas, o que incluiu a revisão de Planos Diretores Municipais, capacitação e qualificação de gestores e criação de um sistema inovador de planejamento de gestão pública voltado às prefeituras da região do Xingu. 

Mas nada disso seria viável sem o esforço voltado à educação ambiental das comunidades que ali vivem. E um dos grandes méritos de Belo Monte foi a criação do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX)