Cinco novos bairros em Altamira - NorteEnergia

Cinco novos bairros em Altamira

Historicamente, os três igarapés que cortam a cidade de Altamira eram repletos de palafitas – casas simples de madeira, suspensas, que sofriam com as variações do nível do rio Xingu. No período das chuvas e da cheia do rio (o “inverno amazônico”), milhares de famílias eram obrigadas a sair de suas casas em razão do alagamento. Hoje isso não é mais um problema.

A construção de cinco novos bairros em Altamira estava prevista no PBA e foi concluída em 2015. Jatobá, São Joaquim, Casa Nova, Laranjeiras e Água Azul abrigam 3,5 mil famílias reassentadas. Ao todo, foram construídas 3,7 mil casas, que possuem uma área de 63 metros quadrados, com três quartos, dois banheiros, uma sala e uma cozinha. As casas possuem piso e telhas de cerâmica, forro de laje e banheiros equipados. Foram também implantadas casas adaptadas para portadores de necessidades especiais, disponibilizadas aos beneficiários, conforme acompanhamento social das famílias identificadas.

Os novos bairros contam com infraestrutura completa: saneamento, rede de água potável, energia elétrica, iluminação pública, ruas asfaltadas, calçadas especiais para portadores de deficiência e escolas. Além disso, a Norte Energia equipou com Unidades Básicas de Saúde (UBS) os bairros Jatobá, São Joaquim e Laranjeiras.

Um sexto bairro está em construção, chamado Pedral. Destinado a famílias de indígenas citadinos e pescadores, o bairro contará com duas áreas de uso múltiplo para abrigar as sedes das associações indígenas, bem como benfeitorias de uso comunitário, em especial: Centro Tecnológico, Centro Cultural, Barracão de Barcos, Mercado de Peixes e Feira