Geração | Operação - Energia limpa e sustentável

Em operação desde abril de 2016, Belo Monte já conta com 16 das suas 24 unidades geradoras em atividade. São dez na Casa de Força Principal, com capacidade instalada de 6.111 megawatts (MW), e seis na Casa de Força Complementar, em Pimental, com 233,1 MW – o que totaliza 6.344,1 MW. A conclusão da UHE Belo Monte, com a montagem da última das 24 turbinas do Empreendimento, está prevista para dezembro de 2019. 

A energia gerada pela Usina é destinada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através de cinco linhas de transmissão, e comercializada da seguinte forma: 70% no mercado regulado para 26 Estados e para o Distrito Federal, mediante Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado (CCEAR), por meio de 45 distribuidoras; 10% para autoprodutores, sócios da Norte Energia, através de contratos bilaterais de compra e venda de energia; e 20% para o mercado livre. 

Belo Monte confere maior segurança ao SIN, em função, principalmente, do melhor aproveitamento das diferenças hidrológicas de cheia e seca registradas entre as diversas regiões do Brasil e de outros países vizinhos, que contribuem com a matriz energética brasileira.