Segurança de Barragens

Conforme determina a legislação federal 12.334, que dispõe sobre a segurança de barragens no Brasil, a Usina Hidrelétrica Belo Monte conta com um Plano de Segurança de Barragens. As ações deste Plano são fiscalizadas periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O monitoramento das estruturas, uma das medidas preventivas contempladas no Plano de Segurança de Barragens, é considerado um dos mais bem equipados do país - com 1.976 instrumentos, de 12 diferentes tipos, que avaliam periodicamente o desempenho das estruturas de concreto (Tomada d’Água, Vertedouro e duas Casas de Força), dos 28 diques que conformam o Reservatório Intermediário e das barragens de Pimental e Belo Monte.

Além dos instrumentos, o monitoramento também é feito em campo, em inspeções semanais a cada uma das estruturas. No caso dos diques, por exemplo, são utilizadas sete listas de verificação, onde são criteriosamente avaliados diversos itens de segurança, o que possibilita ter visão da atual condição de cada estrutura.